sexta-feira, 8 de maio de 2009

Viagem ao Sana - RJ

A VIAGEM DOSSONHOS

Já havíamos escutado sobre as belezas naturais da região, e em nossas conversas de boteco sempre tentávamos marcar esta incrível viagem, mas ela nunca se concretizava. Um de nossos amigos já havia ido para lá a uns dois a três anos atrás no carnaval e contou diversas coisas sobre o lugar, como que era, como chegar, onde comer e tudo mais, só que já havia bastante tempo desde sua última estada no Sana.

Mas suas informações foram de grande serventia.
INFORMAÇÕES: Se você for de ônibus terá que ir até Casimiro de Abreu –RJ, tente chegar cedo aqui vai o link do site da prefeitura, veja o telefone do terminal rodoviário e ligue para lá e saiba os horários dos ônibus para o Sana.

Indo outro horário você terá que pegar o transporte alternativo, ou melhor, as vans que vão cobrar um pouco mais caro, Casimiro de Abreu fica à 28 km do Sana, relativamente perto, mas torna-se uma romaria, pois a estrada é de terra uma boa parte e se anda a 10 km/h.
Não precisa levar comida lá a comida é barata de 6 a 8 reais o prato self-service, no próprio centro da cidade ou até mais afastado.
Bebidas em geral é o mesmo preço dos botecos daqui, mas se quiser algo mais sofisticado terá que levar. Se você fuma é bom levar alguns maços de cigarro, pois o maço lá é muito caro de 5 reais para cima. O gelo é fácil de ser encontrado vendem uma garrafa de pet congelada por 2 reais, depois é só quebrar o gelo e pronto.
Com todos essas dicas ficou mole ir para lá.

Com isso dessa vez tudo deu certo e conseguimos combinar de ir num feriadão para lá, combinamos também com a galera da faculdade de um dos nossos amigos que já iriam para lá nesse feriadão.
Tudo certo, tudo agendado, agora era só avisar as nossas namorada
QUE ELAS NÃO IRIAM...Falando assim vocês devem achar que não gostamos delas o suficiente para levá-las conosco, mas o que acontece era que essa viagem para o Sana era tudo o que nós queríamos há muito tempo, desde que nós nos conhecemos no início do ano letivo em 2003, já vai 7 anos e nada de viajar, então esta viagem já estava engasgada a um bom tempo.

Acham que elas acharam a melhor coisa do mundo ficarem o feriadão em casa vendo TV enquanto seus namorados estavam viajando pelo Brasil sem elas...bem, o fato até que foi bem assimilado por elas e prometemos que assim que chegássemos ao Sana ligaríamos dando notícias nossas(....mal sabiam elas....).

vídeo

Nossa viagem ao Sana começou no dia 08/04/2009 em uma quarta feira com os preparativos da viagem, como iríamos de carro resolvemos logo a parte de bebidas e pilhas para lanterna e rádio (descobrimos um refrigereco feito de cola de 3L por 1,80 reais).
Feitas as compras no dia seguinte preparamos tudo e como combinado rachamos a gasolina, colocamos 90 reais e rachamos por 3 essa gasolina, era para irmos e voltarmos de lá, fazendo as contas Casimiro de Abreu fica a 128km do Rio de Janeiro mais 28Km para o Sana, isso dava certinho para ir e voltar, sendo que não iríamos usar o carro no Sana.
O combinado foi sairmos daqui do Rio De Janeiro no mais tarde 14:00, mas devido a complicações por causa do som do carro, acabamos saindo às 15:40.

A viagem foi tranqüila no caminho tem 2 pedágios, o de Niterói e um na BR 101, não me lembro bem em que parte, os 2 ficam em torno de 4 reais.(veja nosso trajeto abaixo)
• Saindo da Ponte Rio-Niterói, seguir a Rodovia Niterói-Manilha (BR-101) em direção a Campos, até Casimiro de Abreu. Est. Parque Serramar (BR-142)
• 2ª opção - Estando na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), seguir até Barra de São João, e entrar na estrada de Rio Dourado (RJ-162, Casimiro-Trajano) até encontrar com a Rodovia Rio-Vitória (BR-101) e virar à esquerda para Casimiro de Abreu.

Se ainda tem dúvida vai ai o link do mapa da estrada.

Depois de muito pé na estrada, chegamos em Casimiro de Abreu, logo vemos a rodoviária a direita toda iluminada (não tem como não perceber) ela fica fora da cidade na BR-101.
Chegamos em Casimiro já estava noite, tudo o que não queríamos, ter que procurar um camping a noite, e depois ter que montar a nossa pequena barraca da década de 70 a noite também...
Passando a rodoviária fique atento, logo virá a entrado para o Sana do outro lado da estrada, na sua esquerda,(de quem esta vindo do rio) no início tudo estava beleza, não tem muita iluminação, mas de carro tudo está nota 10, no caminho é capaz de encontrar alguns malucos indo a pé ou de bicicleta, lembrando que são 28km de estrada sendo subidas e descidas, Também é possível notar que o seu celular não pega mais ali.
Os últimos 7 km são os piores, a estrada de asfalto acaba e surge o verdadeiro rali, por conta das vans, carretas e ônibus que passam por ali fazem da estradinha uma transamazônica , a estrada de terra que em alguns trechos só passa um, é um convite para um 4x4, mas como estávamos numa pálio 1.0 não sentíamos a menor graça, principalmente o dono do carro.

Depois de muito sacolejo lembramos que havíamos falado para nossas namoradas que iríamos ligar ao chegar no Sana, antes de chegar começamos uma busca por telefones em bares e lanchonetes da região, sem sucesso..., não sei bem até agora por que não estava dando linha os telefones de lá, sei que chegamos no sana tentando mandar mensagens pelo celular para nossas namoradas, sendo que ele não pegava mais a muito tempo.

Quando nós vimos já estávamos dentro do arraial, cheios de fome, sem camping e com frio.
Chegamos por volta das 19:30, paramos o carro em frente a praça e fomos ver os campings, logo o primeiro camping que vimos gostamos, era o Camping da Praça, o senhor da recepção deixou agente dar um passeio com o carro lá dentro para ver o ambiente, pois bem o segundo camping visitado não tinha essa molezinha de poder parar o carro do lado da barraca, havia estacionamento separado das barracas, por conta da nossa fome, não pesquisamos mais e fomos na primeira opção, onde nós pagamos 40 reais 3 dias cada um, a média de preços de camping é este aí, por volta de 15 reais, alguns estavam cobrando mais caro, dizendo que teria show, bem, lá o que mais tem é show rolando de graça, em diversos bares e até mesmo na praça, não valeria a pena ter que pagar um show que no dia seguinte o mesmo cantor faria no boteco do lado e de graça.

Passando isso, caímos pra dentro, entramos com disposição e em menos de 10mim toda nossa barraca estava erguida, com nossas coisas no carro largamos ela e fomos em busca de comida, achamos um boteco que servia quentinha a 6 reais, arroz, feijão, batata, frango,macarrão e salada nem sei como coube no prato, nesta parte também caímos para dentro, nossa foi um estrago não sobrou nem para o Ximba, (apelido dado ao cachorro que ficou olhando para nós esperando que algo caísse do nosso prato...coitado...).
Com essa parte da barriga resolvida, ficava faltando apenas a ligação para nossas namoradas(...coitadas..).

Corremos para um orelhão lotado e nada... Fomos para outro e..... Nada de novo e em seguida outro, e pronto, acabou os orelhões na cidade, isso mesmo lá só tem 3 orelhões, pobrezinhas das nossas namoradas, a única coisa que poderíamos fazer naquele momento era esperar os amigos de faculdade do nosso colega, sendo que o orelhão útil mais próximo seria na cidade vizinha no caso Casimiro de Abreu a 28km do Sana.

Nós tínhamos saído cedo lá do Rio, no entanto chegamos quase 20:00, a galera amiga sairia às 20:00 do Rio, conclusão, quando deram 1:00 da manhã do dia seguinte eles chegaram, daí em diante as coisas melhoraram e o tal telefonema que deveríamos fazer ficou para o dia seguinte...(coitadas..).

vídeo

Dia amanhecendo... podíamos ver que durante toda madrugada não parou de entrar gente e mesmo bem pela manhã ainda haviam pessoas chegando e montando suas barracas.
Conversamos e vimos que nossa estada no Sana só se manteria se fossemos até Casimiro de Abreu ligar para nossas namoradas.
Tomamos café da manhã, o pessoal levou, mas não é necessário, a padaria no centro do Sana abre cedo, pãozinho na chapa 1 real e o café, o mesmo preço daqui. Lá também tem outras opções, é meio que uma padaria mercadinho.
Saímos em fim para Casimiro, pelo caminho deu para ver o que não tínhamos visto quando chegamos, natureza, árvores, pássaros, cachoeiras e montanhas, tudo ali, e vimos também dessa vez os buracos na estrada.

Chegando em Casimiro, num calor de 40 graus, avistamos um orelhão e fomos logo para ele, as nossas mensagens que tínhamos mandado no dia anterior só conseguiram chegar ao seu destino naquela hora quando o sinal do celular voltou.
Todos nós falamos com nossas namoradas e familiares que por sinal já estavam pensando o pior(..coitadas..). Na volta dos 28km já de missão cumprida viemos tranqüilos só admirando a natureza, chegando no camping cada vez mais cheio e sem espaço para andar fomos direto acordar o pessoal que havia ficado no camping dormindo. Neste dia ficamos por conta do Arraial do Sana, ficamos apreciando cada cantinho da cidade, fomos no artesanato, na igreja, nas ruas de trás, olhamos tudo, nessa nossa olhada descobrimos um restaurante um pouco depois da praça uns 50m depois da padaria.

Arroz, feijão, macarrão, inhame, batata, couve, saladas, farofa tudo para você escolher e ainda preparavam na hora o seu tipo de carne podia ser frango ou peixe, tudo isso 8 reais bem gastos.
Nesse mesmo dia iríamos rir muito ao cair da noite....(...NA MORAL....BAGULHO E XANA...)...Histórias de viagem.

Mais tarde vimos que já estava ficando difícil nós mesmos sairmos do camping pelo número de barracas emboladas, não havia uma regra para pô-las era chegar e colocar em qualquer lugar mesmo que ficasse no caminho dos carros. A direção do camping nada fez sobre este assunto, a galera fazia o seguinte quando um carro fosse sair ele tinha que dar umas boas buzinadas e a galera da barraca tinha que sair da frente do carro, fosse do jeito que fosse, arrastando, levantando ou empurrando, tinham que sair. Tinha gente em tudo que era lugar, teve uma galera que acampou num curral.

Esta noite todos nós ficamos só imaginando como seria a cachoeira, pois estávamos combinando no início da manhã de todos irmos à cachoeira.
para destrair a mente, fomos para a praça com o nosso kit (nosso refrigereco de cola de 1,80 reais, gelo de garrafa de 2reais + saga...12 reais (o mais importante)).

Quando chegamos na praça vimos o tamanho da fama do Arraial do Sana, existiam ali cerca de 500 pessoas ou mais, até aí tudo bem, até que alguém chega com o carro e abre o porta malas e saca o FUNK, isso mesmo funk, com um repertório maravilhoso, indo de crééu, gaiola das popozudas, até mr.catra, nada contra o funk do rapaz mas ali não era bem o lugar nem a hora que eu queria escutar isso e nem daquele volume, conclusão teve porradaria a polícia chegou e mandou fechar todo o comércio do lugar, mas fechou tudo mesmo, acabou pizzaria, bar, cachorro quente, pipoca e churros. Todo mundo teve que se contentar com sua barraquinha dentro do camping.
Chegando no camping ainda superlotado, vi que o cara do carro do som era nosso vizinho, e lógico colocou seu sonsinho para tocar.

Confusão à parte, à noite correu tranqüila no camping, muito barulho, mas tranqüila.
Amanhecendo no Camping da Praça, e incrivelmente não parava de chegar gente, só que essas pessoas que estavam chegando já tinham conhecidos acampados lá, e estavam a pé.
Ir tomar banho tornava-se uma romaria de tanta volta que tinhamos que dar, sem contar que quando você finalmente chegasse no banheiro ainda tinha que enfrentar filas.

Com essa lotação do camping, saímos cedo e tomamos logo o caminho das cachoeiras, antes comemos um pãozinho na padaria. Pegamos o caminho de terra bem bonito, com bambuzais e conosco diversas pessoas indo aparentemente para o mesmo lugar, no caminho paramos para comprar um sacolé, muito bom 1 ou 2 reais não me lembro eu sei que era bom, todos nós compramos e fomos entrando cada vez mais na mata e escutando o barulho das cachoeiras cada vez mais perto.

Chegando nas cachoeiras tudo era muito lindo, mas para onde eu olhava tinha gente, então começamos a procurar novas cachoeiras para nós, não que somos egoístas, mas tinham tantas pessoas na cachoeira que tentei filmá-la e quase não consegui de tanta gente na minha frente, passando por essa cachoeira continuamos a trilha, ela nos levou a uma pequena cachoeira, meio escondida, por isso estava vazia, descemos por um buraco feito na mata e qual é a surpresa...um lugar praticamente só nosso, como nós queríamos desde o início, nos alojamos por lá mesmo e ficamos por lá por um bom tempo.

vídeo

Depois de umas 2 a 3 horas no mesmo lugar, ai veio a fome, voltamos e almoçamos no mesmo lugar do dia anterior self-service a 8 reais, muito bom, voltamos e não fizemos muita coisa, só descansamos o esqueleto pois estávamos exaustos e já estava tarde, fomos almoçar umas 4 da tarde quando nós voltamos a galera estava jogando um futebol em frente a nossa barraca em um espaço micro.

O futebol rolou até começar a bater nas barracas vizinhas, ai a galera teve que parar, depois de andar na trilha e se embrenhar no mato voltamos todos sujos e molhados, queríamos um banho mas a fila estava de doer, eu no último dia descobri um banheiro que fica na entrada do camping, que normalmente é usado pelos administradores, o banheiro não tinha tranca, nem luz, também não tinha energia elétrica era banho na água fria mesmo, mas ele não tinha fila, para mim foi o melhor banho que tive, nos outros banheiros de água quente, não dava nem para pisar direito de tanta lama, este estava limpo só tive que colocar minha roupa pendurada na porta para ninguém entrar e foi uma maravilha.

A noite chegou e com ela o cansaço a maioria da galera foi dormir, demos um último passeio a noite, fomos no bar do forró ao vivo e pronto, ficamos com as nossas sagatibas mesmo, ficamos conversando até de manhã, quando deram 6:00 da manhã de domingo vimos que seria um tumulto tão grande todos saindo ao mesmo tempo dali que acordamos o nosso motorista(....), nos despedimos dos amigos da faculdade dele ou os que estavam ali(....), e como arrumamos em menos de 10 minutos, desarrumamos em menos de 3minutos ....6:30 já estávamos com tudo no carro saindo do camping e deixando um buraco enorme onde nós estávamos.

Pegamos a estrada meio sonolentos, paramos para colocar mais 15 reais de gasolina pois a nossa ida para Casimiro de Abreu para fazermos as ligações para as nossas namoradas não estavam em nossos planos anteriormente e tivemos que repor este gasto na gasolina. E antes de sairmos de Casimiro de Abreu já estávamos dormindo no carro, exaustos por não dormirmos na noite anterior, a volta nosso motorista esteve impecável trazendo-nos aos nossos lares.
Números finais da viagem:Carros - 3
Café da manhã - 1
Almoços – 2
Jantares – 3

Quanto custou - gasto por pessoa

2 almoços de 8,0 -16 reais
total 158,32 por pessoa

Todos juntos

Nossa pequenina barraca de 5/6 lugares
falarei um pouco do camping em que ficamos.
Ficamos acampados no camping da praça, ficamos lá 3 dias por 40 reais.
O Camping da Praça tem ótima localização, está situado no centro do Sana, perto de tudo tem uma área super privilegiada, pois seu espaço além de ser bem plano é gigante, podendo oferecer várias opções para quem acampa.

Mas não são só maravilhas, por ter um território grande os administradores superlotam o camping não deixando espaço algum livre. Por conta dessa super população os poucos banheiros que haviam estavam sempre cheios, mesmo com o cuidado de limpá-los sempre eles viviam sujos.
Se fosse para dar uma nota daria 6, e pelo que eu vi o Camping da Praça era uns dos melhores do Sana.

Se você for ao Sana tente ir em dias que não caiam em feriados, pois ultimamente tem-se tornado estressante ir ao Sana nestas datas, carros de som(tocando funk no último volume), cornetas as 5:30 da manhã, ALGUNS MALUCOS SOLTANDO FOGOS DE ARTIFÍCIL DENTRO DO CAMPING, sinalizadores de navio, gente jogando bola dentro do camping batendo nas barracas, galinhas,gansos e cachorros perambulando o dia todo pelas barracas e comendo os restos de comida dos campistas, todos em sua volta usufruindo de todas as drogas do mundo, pouquíssimas lixeiras, filas nos banheiros, pouca privacidade e muito barulho.

Acho que nenhum campista gostaria de ir a um camping assim, ENTÃO FUJA DOS FERIADOS. Tirando todos esses desconfortos ocasionados pela lotação máxima, o lugar é lindo e ainda bem natural.

Para nossas namoradas (Fê, jú e tatha)